WIN
image1.jpeg
 

Melhorar o crescimento económico inclusivo em Moçambique através do empreendedorismo feminino.

WIN rd 2 (6).png

O programa WIN irá ajudar negócios liderados por mulheres a aumentarem os seus rendimentos através da melhoria do acesso a compradores, fornecedores, bem como aos serviços de que elas precisam, assim como endereçando as desigualdades por género nas transacções comerciais.

Mais de três quartos dos moçambicanos economicamente activos estão envolvidos em negócios pequenos e informais, 60% dos quais são mulheres. Apesar de serem equiparáveis em termos de importância com os homens, as mulheres empreendedoras:

  • Têm empresas menores e empregam menos pessoas

  • Têm maiores exigências em casa (i.e. cuidar da familia)

  • Enfrentam a discriminação e o acesso desigual a informações e redes de contacto


 

A cultura duradoura de empreendedorismo feminino tem o potencial de impulsionar um crescimento económico mais inclusivo em Moçambique.

 

Sweden_logotype_Portugal_eps.png
TechnoServe Logo H Color RGB_fundo branco_PT.jpg

O programa de 5 anos é financiado pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (SIDA), uma agência do governo que trabalha em nome do governo do parlamento sueco, com a missão de reduzir a pobreza no mundo.

O parceiro de implementação é a TechnoServe, uma organização sem fins lucrativos que trabalha em 29 países com a missão de criar prosperidade entre homens e mulheres trabalhadoras.

 
 

Equipa Do Women IN Business 2023

 
 
 
 

Parceiros Do Programa Women IN Business

 
 
 
 

O WIN é um facilitador de mudança.

O WIN é um facilitador de mudança. O papel do WIN é identificar oportunidades e barreiras para as mulheres, e encontrar parceiros de negócio com o incentivo e a capacidade de quebrar essas barreiras. Isto é conhecido como uma abordagem de sistemas de mercado, ou “M4P” (fazendo com que os mercados funcionem para os pobres).

Trabalhamos em parceria com agentes de mercado permanentes - como empresas do sector privado, associações, provedores de serviços e reguladores. O nosso método é seleccionar cuidadosamente parceiros para testar novas maneiras de trabalhar, antes de convidar outros participantes do mercado a replicar o seu sucesso.

Untitled design (4).png

ACESSO A INFORMAÇÃO E FERRAMENTAS DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

A melhor gestão de negócios tem demonstrado conduzir a rendimentos mais elevados, mas muitas mulheres empreendedoras não têm acesso a ferramentas e formação. WIN tem estado a trabalhar com a tradicional (autoridade nacional de formação profissional) e novos provedores de formação (produtores de conteúdos através dos meios de media) para ajudar os empresários a integrar melhores práticas de negócio e competências transversais.

 
cycle.png

Acesso a serviços financeiros

Os serviços financeiros são necessários para qualquer negócio em crescimento. WIN tem aumentado o acesso das mulheres aos serviços financeiros ajudando as instituições financeiras a criar soluções à medida das mulheres como clientes e agentes de vendas (ex: produtos de poupança digital, micro-empréstimos digitais, modelo de banca móvel mais inclusivo) e aumentar a sua educação financeira através de campanhas e serviços incorporados.

Untitled design (12).png

Acesso conveniente a produtos de qualidade

Para vender grandes volumes, um retalhista precisa de bons produtos. Mas em Moçambique, o fluxo de informação deficiente e sistemas de transporte fracos e fragmentados, juntamente com mobilidade reduzida, tornam as mulheres retalhistas menos eficientes. Por último, os distribuidores nem sempre têm uma estratégia que vise o segmento informal, onde opera a maioria das micro empreendedoras. WIN trabalha com distribuidores para melhor visar este segmento, bem como para incluir mais mulheres no seu modelo de distribuição.

Picture2.png

REGRAS E NORMAS SOCIAIS ATRAVÉS DOS MEDIA

Há muitas influências que regem as regras e normas dos microemprreendedores. WIN seleccionou os media como o canal através do qual se pode transformar em escala a forma como as mulheres são apresentadas e vistas, na esperança de ter um impacto em escala nas expectativas sociais e ao nível do agregado familiar que enquadra o que as mulheres podem alcançar. Além disso, WIN pretende utilizar os media como um canal para educar as mulheres no empreendedorismo, bem como para as inspirar a lançar, crescer e diversificar os seus negócios.

 
Tools Icon2.PNG
 

ACESSO A EQUIPAMENTOS

 

As mulheres enfrentam frequentemente desafios no acesso a equipamento produtivo para fazer crescer os seus negócios devido à falta de informação ou capital. WIN aumenta o acesso das mulheres a equipamento de valor acrescentado trabalhando com empresas para melhorar os modelos de distribuição e comercialização, especialmente no sector da energia verde (sistemas solares domésticos e fogões de cozinha melhorados)

 
 
 

Explore os nossos princípios de implementação

 

PUBLICAÇÕES

Capture.PNG

Selecção e análise do sector

Selecção de sectores vencedores para o empoderamento económico das mulheres

O programa WIN foi lançado em Moçambique para promover o empoderamento económico das mulheres (WEE), especialmente entre as mulheres empreendedoras, utilizando uma abordagem de Desenvolvimento de Sistemas de Mercado (MSD). Os programas MSD trabalham com actores do mercado (sector privado e público) para conceber e testar formas de melhorar o funcionamento de um mercado em benefício de um grupo-alvo específico - neste caso, as mulheres de baixos rendimentos. Alguns programas têm sectores pré-definidos pelos seus doadores. Outros, como o WIN, exploram múltiplas opções - de facto, múltiplas definições de "sector" - e continuam a aperfeiçoá-las ao longo de todo o programa. Este guião foi criado para ajudar outros programas MSD que trabalham na área de WEE a seleccionar sectores. A ferramenta estabelece a forma de delimitar, seleccionar e analisar sectores, ao mesmo tempo que fornece dicas úteis sobre como WIN o fez para o seu grupo-alvo. O guião faz parte de uma série de quatro partes sobre a concepção, implementação e monitoria de programas MSD impactantes para fazer avançar WEE. Os quatro capítulos são: Selecção e Análise Sectorial (esta ferramenta), Selecção de Parceiros, Estratégia de Intervenção e Monitorização, Aprendizagem e Avaliação.

Selecção de parceiros

Selecção de parceiros vencedores para o empoderamento económico das mulheres

O programa WIN foi lançado em Moçambique para promover o empoderamento económico das mulheres (WEE), especialmente entre as mulheres empreendedoras, utilizando uma abordagem de Desenvolvimento de Sistemas de Mercado (MSD). Os programas MSD trabalham com actores do mercado (sector privado e público) para conceber e testar formas de melhorar o funcionamento de um mercado em benefício de um grupo-alvo específico - neste caso, as mulheres de baixa renda. A selecção do parceiro certo é, portanto, muito importante e muitas vezes bastante desafiante, especialmente num mercado subdesenvolvido, como Moçambique. Esta guia foi criada para ajudar outros programas de DMS a seleccionar os parceiros certos para fazer mudanças sistémicas no mercado, e trabalhar para as mulheres de baixa renda. O guião faz parte de uma série de quatro partes sobre concepção, implementação e monitorização de programas MSD impactantes para fazer avançar a WEE. Os quatro capítulos são: Selecção e Análise do Sector, Selecção de Parceiros (esta ferramenta), Estratégia de Intervenção e Monitorização, Aprendizagem e Avaliação.

Estratégia de Intervenção

Conceber uma intervenção vencedora para o empoderamento económico das mulheres

A concepção das intervenções é a parte da concepção do programa para finalizar os detalhes de intervenções específicas em que o programa vai investir, juntamente com os seus parceiros. Na realidade, a concepção da intervenção começa a partir do momento em que a equipa começa a avaliar o sector. Os desafios identificados ajudam então a moldar ideias de actividades para potenciais intervenções. Estas ideias são desenvolvidas durante o processo de Selecção de Parceiros, e este processo de idealização continua mesmo durante a implementação do programa! Por conseguinte, as etapas aqui apresentadas podem ser revisitadas para adaptar a concepção se as intervenções actuais não estiverem a alcançar os resultados esperados. Ver o guia WIN sobre "Monitorização, Avaliação e Aprendizagem" para mais orientações sobre o acompanhamento de intervenções.

Este guia concentra-se nas principais considerações para assegurar que a concepção de uma intervenção MSD baseada em WEE seja sólida, tenha sido revista de forma robusta e esteja claramente escrita, estabelecendo expectativas tanto para o programa como para o parceiro. Está organizado em torno de três passos principais no processo: Actividades de concepção, plano e orçamento de M&E sensíveis ao género; reunião do Comité de Decisão e negociação do acordo de parceria.

Monitorização, Avaliação e Aprendizagem

Construção de um sistema MAA rigoroso para um programa MSD focado em WEE

O programa WIN foi criado em Moçambique para promover o empoderamento económico das mulheres (WEE), especialmente entre as mulheres empreendedoras, utilizando uma abordagem de Sistemas de Desenvolvimento de Mercado (MSD). No Sistemas de Desenvolvimento de Mercado, os programas trabalham com actores do mercado (sector privado e público) para conceber e testar formas de melhorar o funcionamento de um mercado, de forma a beneficiar um determinado grupo-alvo - neste caso, mulheres de baixo rendimento.

Este guião faz parte de uma série de quatro partes sobre concepção, implementação e monitorização de programas MSD impactantes para fazer avançar a WEE. Os quatro capítulos são: Selecção e diagnóstico do sector, selecção de parceiros, estratégia de intervenção e monitorização, aprendizagem e avaliação. Esta ferramenta irá responder a questões importantes sobre a abordagem MSD, tais como, porque é que a MAA no MSD é diferente? E que tipo de MAA é necessário no programa WEE? E também partilhará os principais objectivos do sistema MEL da WIN, ferramentas e estruturas MAA.

Como é que as ferramentas de gestão e informação podem conduzir ao empoderamento económico das mulheres?

Este estudo de caso faz parte de uma série de quatro partes destinadas a explorar a eficácia das intervenções em diferentes sectores para aumentar o empoderamento económico das mulheres. A série inclui estudos de caso em quatro das áreas de intervenção do programa Women IN Business: mídia, serviços financeiros, distribuição e ferramentas de gestão e informação. Ao promover ferramentas de gestão e informação através de diferentes modelos de formação, as mulheres empreendedoras podem adquirir as competências necessárias para gerir correctamente os seus negócios e aumentar os seus rendimentos. Do ponto de vista empresarial, as empresas que investem na formação mulheres microempreendedoras, quer sejam agentes de vendas, clientes ou público, também se beneficiam. Para os institutos de formação, os (as) estudantes que aprendem habilidades de negócio têm mais probabilidades de se tornarem autónomos (as) quando se formam. Este estudo de caso contém exemplos de intervenções bem sucedidas e colhe as lições aprendidas. Leia mais aqui.


A segunda fase do programa WIN (WIN 2.0) inicia com actividades de incepção e análise de MSD nas regiões Norte e Sul do País

A segunda fase do programa WIN já em implementação desde Julho do ano em curso, começa a dar os primeiros passos rumo ao alcance do objectivo primário de empoderamento económico de mulheres de baixa renda, através de identificação, catalisação e expansão de soluções inovadoras com actores do mercado, a nível nacional, incluindo em zonas rurais.

No primeiro trimestre de implementação, a equipe focou-se em actividades de incepção, que consistiram na análise de sistemas de mercado nas províncias de Nampula e Cabo Delgado. Estas actividades tinham por objectivo, mapear as barreiras enfrentadas pelas mulheres micro empreendedoras e pequenas agricultoras rurais das províncias em alusão, bem como mapear os potenciais parceiros nas regiões. Esta actividade de mapeamento estendeu-se igualmente para região sul, concretamente na província de Maputo, onde foram ouvidos actores chaves na dinamização do mercado, nos sectores de agricultura, agronegócio, nomeadamente, serviços financeiros e energias renováveis.


WIN apoia a reforma curricular nos módulos de habilidades para vida eimpacta cerca de 23.000 alunos ao nível nacional

O WIN apoiou junto dos seus parceiros, ANEP, Fundação Internacional da Juventude, Muva e Essor, com a reforma curricular do módulo de habilidades para a vida e teve como grupo-alvo os alunos dos centros de formação acreditados pela ANEP. O principal objetivo era integrar temas como o empreendedorismo e o género nos módulos de Habilidades para a Vida dos currículos nacionais, e garantir que os jovens moçambicanos, especialmente mulheres, estejam melhor preparadas para o empreendedorismo ou emprego após a formação profissional ou técnica em todo o país. Esta intervenção permitiu que mais de 23,000 alunos, dos quais 9,000 mulheres jovens, tivessem maior apreço pelas questões de género e se sentissem mais capacitadas e confiantes para iniciar ou desenvolver os seus negócios.


Estudo de Caso: Igualdade de Género no Sector Privado em Moçambique

Esta publicação é resultante de um inquérito que contou com a participação de 72 empresas, e que teve como objectivo compreender qual é a situação actual da igualdade de género no sector privado no país.

Ao longo do inquérito, foram abordadas questões para perceber se existe equilíbrio de género na força de trabalho, quais as práticas e políticas internas relacionadas ao género implementadas pelas empresas e, por último, questões voltadas apenas para empresas que têm como modelo de negócio o consumidor final (B2C), onde foram analisadas as iniciativas de género orientadas (à) cliente. O objectivo final da parceria é de a Deloitte realizar o estudo a cada 2 anos, para acompanhar o progresso do sector privado em Moçambique perante esta questão, e apoiar empresas a tornarem-se mais inclusivas.

Para conhecer as principais descobertas do estudo, leia mais aqui.


WIN  celebrou o fim do ciclo de cinco anos promovendo o empoderamento económico de mulheres em Moçambique

O programa Women IN Business, celebrou no dia 31 de Maio, o fim do seu ciclo de implementação em Moçambique. O WIN tinha como objectivo acelerar o empoderamento económico de micro-empreendedoras, através de parcerias inteligentes com empresas do sector privado e públicas, que se mostraram capazes de testar modelos, promovendo mudanças no mercado, minimizando assim algumas barreiras que limitam o crescimento social e económico das mulheres de baixa renda.

Pouco mais de 80 participantes juntaram-se no recinto do Hotel Cardoso, com destaque para a Embaixadora da Suécia em Moçambique, Mette Sunnergren, Directora Nacional da Technoserve Moçambique Barbora Dlhaka e a Directora do Programa WIN, Sarah Bove, que subiram ao pódio para partilhar juntos dos participantes os resultados impactantes em Moçambique.

O evento contou igualmente actores relevantes no percurso do WIN durante os cinco anos, nomeadamente, Governo de Moçambique representado pela Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), sector de media, sector privado, parceiros de cooperação e outros actores importantes no ecossistema do empreendedorismo. Os presentes, testemunharam, a apresentação detalhada da Directora do programa Sarah Bove, onde foram expostas as principais actividades, os resultados, as lições aprendidas e o impacto criado pelo programa em mais de 479,500 mulheres e suas famílias.

Os participantes tiveram também a oportunidade de ouvir testemunhos dos parceiros do WIN sobre a importância na melhorias dos seus negócios e operações, e também saber dos resultados da pesquisa de Igualdade de género em Moçambique, bem como ter um momento de networking, com vista a fortalecer as suas relações.


Empresas do sector privado exploram as ferramentas do WIN para acelerar a inclusão de género nas suas operações

WIN em parceria com o programa Brilho implementado pela SNV, apoiou directamente 3 empresas a conduzirem estudos que as permitissem terem maior inclusão de género dentro de seu quadro, que inclui colaboradores, distribuidores e clientes. A SolarWork, Ignite Moçambique e Epsilon Energia Solar, co-aplicaram- aferramentas do WIN para um maior enquadramento de género nas suas operações.

A SolarWork e a Ignite exploraram conduziram análises de género, com base na ferramenta do WIN e com suporte de uma consultora de género, para identificar os pontos cegos e as oportunidades, como ponto de partida para a integrar mais mulheres, seja nas suas equipes técnicas,distribuição ou liderança. Mais do que identificar os pontos fracos, a análise de género mostrou oportunidade de melhoria da produção e produtividade. Para a Épsilon Energia Solar, os programas WIN e Brilho desenvolveram uma política de género, onde a empresa manifesta o interesse através de um plano de acção concreto, criar um ambiente favorável para inclusão de mulheres em todos os níveis da empresa, com destaque para parceiros, colaboradores e clientes.

A análise de género e política de género permitiu às empresas fazerem uma avaliação de dentro para fora e identificar as fragilidades a serem endereçadas,o que permitiu uma melhoria significativa do ambiente interno e externo das empresas.


Estudo de Caso de Serviços Financeiros

Como é que os prestadores de serviços financeiros podem se beneficiar ao servir as melhores de baixa e aumentar o seu empoderamento económico?

Este estudo de caso faz parte de uma série de quatro partes para explorar a eficácia das intervenções em diferentes sectores, para aumentar o empoderamento económico das mulheres. A série inclui estudos de caso sobre como alcançar o empoderamento económico das mulheres através de quatro áreas de intervenção do WIN: mídia, serviços financeiros, distribuição e ferramentas de gestão e informação. Melhorar a forma como os serviços financeiros são concebidos e comercializados para as mulheres de baixa renda pode criar benefícios tanto para os clientes como para os prestadores de serviços financeiros. Este estudo de caso contém exemplos de intervenções bem-sucedidas e recolhe as lições aprendidas

O Programa WIN é uma iniciativa de cinco anos implementada pela TechnoServe e financiada pela Embaixada da Suécia em Moçambique. O nosso objetivo é capacitar economicamente as mulheres em Moçambique, permitindo a sua participação na economia. Para isso, apoiamos o sector privado e público a experimentar e implementar mudanças sustentáveis na forma como abordam as mulheres como colaboradoras, potenciais clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Leia o estudo de caso completo aqui.


WIN apoia o Moza Banco na concepção de um programa de rádio de alfabetização financeira no Norte de Moçambique

WIN está a apoiar o Moza Banco, uma instituição financeira comercial, na concepção de um programa de rádio de literacia financeira em línguas locais em três províncias, nomeadamente Nampula, Niassa e Zambézia, no âmbito do projecto Um distrito, Um banco. Moza Banco é o primeiro banco comercial a criar estes programas em línguas locais. Depois de um mês no ar, o programa já mostrou resultados encorajadores em termos de engajamento da audiência ao nível comunitário.

Estes programas de rádio foram criados tomando em conta os os insights de um estudo de pesquisa de mercado qualitativo e quantitativo apoiado pelo WIN. O objectivo do estudo era compreender as razões pelas quais as comunidades rurais, especialmente as mulheres, não estão a utilizar os serviços bancários nos locais mencionados. Para além da produção de um programa de rádio, esperamos que os mesmos resultados sirvam também para conceber e/ou refinar os produtos, serviços e/ou processos do Moza Banco que melhor satisfaçam as necessidades das mulheres rurais em Moçambique.


Business Fight Poverty publica o artigo do WIN

Como os meios de comunicação social que respondem às questões de género podem ajudar o empoderamento económico das mulheres - e os negócios é o tema artigo do WIN publicado pela Business Fight Poverty, uma comunidade global de pessoas, empresas e organizações apaixonadas pela construção de um futuro equitativo e resiliente, que acredita no poder das empresas, para ajudar a melhorar vidas, meios de subsistência e as oportunidades de aprendizagem de pessoas e comunidades mais vulneráveis.

A semelhança desta comunidade WIN acredita que para ajudar a mudar as atitudes em torno do empreendedorismo feminino e aumentar os rendimentos das mulheres empreendedoras, desenvolveu parecerias com operadores privados dos meios de comunicação social para co-criar conteúdos para as mulheres empreendedoras. WIN avaliou, sugeriu e co-investiu em projetos-pilotos, acompanhou o impacto sobre o público, e apoiou parceiros no desenvolvimento de novos mecanismos de financiamento. Leia mais aqui



A parceria entre o programa WIN e Fundação Soico premia mulheres empreendedoras na província de Maputo

WIN em parceria com a Fundação Soico, conceberam e implementaram a rubrica televisiva de competição em Habilidades de Negócios, “Elas no Negócio.” Nesta rubrica, participaram 10 mulheres empreendedoras oriundas da cidade e província de Maputo. 

A rubrica contou com 7 episódios, em que as empreendedoras tiveram a oportunidade de mostrar as suas habilidades empreendedoras, tiveram igualmente a oportunidade de ter uma formação em várias temáticas, técnicas e ferramentas com vista a melhorarem os seus negócios.

No final, foram premiadas as 3 mulheres que melhor assimilaram e implementaram as técnicas aprendidas nos seus negócios. Esta rubrica tinha como finalidade inspirar o empreendedorismo feminino e adopção de boas práticas de gestão de negócios, bem como a mudança da percepção social no que diz respeito às capacidades das mulheres no desenvolvimento e gestão de negócios.


Como conduzir o impacto e assegurar a sustentabilidade no sector dos media

Como conduzir o impacto e garantir sustentabilidade no sector de media, é o tópico do artigo produzido pelo programa WIN. Neste artigo é apresentada uma visão do estado actual da Media em África, descrição das iniciativas do WIN que alcançaram cerca de 452,000 micro-empreendedoras com informação relacionada a dicas e boas práticas de negócios. As lições aprendidas pelo programa WIN com dicas a ter-se em conta na produção de conteúdo para público de baixa renda, tornando os programas de Media relacionados a empreendedorismo e género atractivos para o público também são abordadas neste artigo, bem como, a importância da medição de dados de audiência e impacto, pois, estes podem dar-nos directrizes do desempenho do conteúdo criado, e lições valiosas.  Por fim, são apresentados modelos usados fora de Moçambique (África) que podem ser utilizados por vários actores do sector de Media (Produtores de conteúdos, canais de Media, anunciantes e agências comerciais (sector privado), Governo e empresa de pesquisa de dados). Leia mais aqui


Estudo de Caso do Women IN Business

Como é que os medias que respondem ao género podem efectivamente aumentar o empoderamento económico das mulheres?

Programa Women IN Business - WIN, implementado pela Technoserve com financiamento da Embaixada da Suécia em Moçambique, lançou o estudo de caso destinado a compreender a eficácia das intervenções dos meios de comunicação social para aumentar o empoderamento económico das mulheres. Este estudo de caso procura compreender os impactos de uma perspectiva de género e de negócios e captar os sucessos e as lições aprendidas. A série inclui estudos de caso sobre a concretização do empoderamento económico das mulheres através de quatro das áreas de intervenção da WIN: meios de comunicação social, serviços financeiros, distribuição e ferramentas de gestão. Baixe o Estudo de Caso completo.


Interactive Voice Response (IVR) como alternativa para alcançar e capacitar mais mulheres em Moçambique

A plataforma Interactive Voice Response (IVR) contém áudios curtos sobre temáticas variadas, que podem ser acessados discando 84321 no telemóvel de forma gratuita. O programa WIN fez uso desta plataforma como alternativa viável para alcançar e capacitar mais mulheres em Moçambique, disseminando conteúdos de empreendedorismo da Radionovela Janete e da Escola do Agricultor, no âmbito das suas iniciativas com o sector media.

Quer saber mais sobre como IVR pode alcançar mulheres? Leia aqui


WIN participa do evento internacional de inclusão financeira organizado pela FinEquity

“Como é que o Design inteligente de género pode ajudar as mulheres empreendedoras”, é com este tema que o programa WIN partilhou a sua experiência baseada no trabalho que desenvolveu em Moçambique junto do seu parceiro AfricaWorks, uma Micro-financeira que actua no mercado com foco nas mulheres de baixa renda. O evento é organizado pela FinEquity, uma comunidade global que junta mais de 4000 pesquisadores, tomadores de decisão, doadores e outros actores com interesse na emancipação da mulher, para de forma conjunta, acelerar a inclusão financeira das mulheres ao nível global. Neste evento, WIN explorou de forma detalhada os passos necessários para engajar os parceiros locais privados, a identificarem lacunas e desbloquear soluções que envolvam mulheres em negócios, alavancando a cultura de empreendedorismo femenino e aumentando os rendimentos e fidelidade das clientes do parceiro, partindo da experiência Moçambicana. Estes passos incluem:

O parceiro estar ciente do potencial de/ou querer incluir mulheres no seu modelo de negócios.

Identificar as lacunas no negócio, produtos e serviços que sejam mais-valia para as mulheres bem como para o parceiro;

Desenhar serviços que são mais convenientes para mulheres e clientes em geral;

Pilotar a solução; e

Medir o impacto da inclusão de mulheres microempreendedoras como utilizadoras finais. Leia mais aqui


Janete Lança o Website e Chatbot

Janete lança o Website e Chatbot, as duas plataformas digitais têm com o principal objectivo de facilitar o acesso ao conteúdo sobre empreendedorismo e desenvolvimento de negócios sensíveis ao género para diferentes usuários. Através destas plataformas os usuários facilmente podem interagir com a Janete, expondo suas dúvidas e apreender novas dicas de negócios. Acesse através do QR.


Estudo de Caso do WIN publicado na CanopyCut

O Estudo de Caso, sobre como é que os medias que respondem ao género podem efectivamente aumentar o empoderamento económico das mulheres, desenvolvido pelo WIN é publicado na CanopyCut, é uma lista ordenada de recursos de Igualdade de Género e Inclusão Social para sistemas de mercado e profissionais de desenvolvimento do sector privado ao nível global. Esta lista de recursos foi desenvolvido pela Canopy Lab, uma firma vocacionada na aplicação prática de sistemas a pensar em todos os tipos de problemas.

Encontre a lista de recursos detalhada aqui


WIN Participa do Evento Internacional da semana de Inclusão Financeira 2022

Sobre o lema Inclusão financeira da Mulher. O programa WIN abordou o tema: a importância de uma lente de género na concepção de produtos financeiros. O evento é organizado anualmente pelo Centro para Inclusão Financeira, uma organização sedeada em Washington, cujo propósito é usar a pesquisa e advocacia para promover sistemas financeiros inclusivos para pessoas de baixa renda no mundo.

É neste âmbito que o WIN partilhou a sua experiência em como reduzir as disparidades existentes entre homens e mulheres no acesso aos serviços financeiros através da carteira móvel, que incluiu a capacitação económica de mulheres microempresárias através de parcerias com o sector privado. Estas parcerias resultaram, por ex: em apoiar a M-Pesa na realização de uma pesquisa de mercado sobre o seu produto de poupança digital (XITIQUE) e oferecer recomendações para uma maior abrangência de clientes do BOP, especialmente mulheres.

Acesse o link e saiba de forma detalhada, como incorporação de lente de género na concepção de produtos pode gerar ganhos mútuos para a empresa e clientes.


Investimento em programas de empreendedorismo feminino através dos media para alcançar novos mercados

O investimento em programas de empreendedorismo feminino através dos media para alcançar novos mercados, foi o tema em debate no evento organizado pelo Programa WIN, financiado pela Embaixada da Suécia no dia 13 de outubro de 2022 no Hotel Radisson Blu em Maputo. O evento contou com de cerca de 42 participantes em representação de empresas do sector público e privado que actuam na área de medias, incluindo organizações não governamentais. Os participantes de forma conjunta discutiram e refletiram sobre os desafios no sector de media e modelos sustentáveis de financiamento.

Acesse a apresentação em PowerPoint aqui e galeria do evento aqui



WIN apoia Nestlé a desenvolver um novo canal de distribuição formado por mulheres micro-empreendedoras para nova linha de produtos em saquetas

O Programa Women IN Business - WIN apoiou a Nestlé em Moçambique a desenhar e implementar o piloto de um novo canal de distribuição protagonizado por mulheres microempreendedoras de produtos mais vendidos da marca em formato de saquetas, para alcançar clientes da base da pirâmide. O objectivo desta intervenção é promover o acesso de produtos às mulheres para iniciarem ou se desenvolverem como micro-retalhistas e aumentarem os seus rendimentos dentro de um sistema de distribuição estruturado, e estas mulheres foram apelidadas de magwevas.

Em Moçambique grande parte das micro-retalhistas informais enfrentam dificuldades de acesso a produtos, devido a factores como, longas distâncias, custo do transporte e a disponibilidade de produtos, que encarecem os custos de aquisição. Com a intervenção do WIN, as magwevas passaram a ter os produtos mais próximos às suas áreas de residência, através do suporte de carrinhas de distribuição para reposição de stock numa base regular. Saiba mais aqui


WIN realizou o último workshop da série sobre género, organizada para as empresas em Moçambique

Como conduzir uma análise de género, foi o workshop que encerrou a série de workshops de género organizados pelo Programa WIN, e teve lugar a 24 de Agosto de 2022 na cidade de Maputo. Participação deste workshop cerca de 15 empresas na sua maioria do sector privado, e estas, inscreveram cerca de 26 colaboradores, todos gestores seniores, movidos pelo interesse de aprofundar o processo de análise de género nos seus sectores de trabalho.

Com um público bastante motivado, este workshop discutiu passo a passo sobre como proceder com a condução de uma análise de género nas empresas, desde o estabelecimento dos objectivos, plano de trabalho, recrutamento dos colaboradores, entrevistas e os canais de informação adequados. O objectivo final é de melhorar o desempenho dos colaboradores e a consequente melhoria de rendimento e outros benefícios que advêm da equidade de género no ambiente corporativo. Encontre as Imagens do evento aqui.


WIN Apoia a ANEP com Processo de Inclusão de Género nos Módulos de Formação de Formadores

Desde 2021 a TechnoServe através do programa WIN tem estado a apoiar a Autoridade Nacional de Ensino Profissional (ANEP) com a introdução de abordagens sensíveis ao Género nos módulos de formação de formadores, esta iniciativa tem em vista garantir uma maior eficiência e respeito pela igualdade de género no processo de ensino e aprendizagem no ensino técnico profissional. Saiba mais [aqui]


Programa WIN Realizou Série de Formação de Replicadores das Ferramentas de Género

De 28 a 30 de Junho de 2022 foi realizado uma série de workshops no Auditório do BCI em Maputo, organizados pelo WIN. Estes Workshops tinham como objectivo aprimorar o portfólio dos serviços prestados e melhorar o desempenho das organizações ou empresas do sector privado no que diz respeito ao género. Os replicadores das ferramentas de género saíram deste evento com conhecimentos práticos de: 1) Como facilitar uma formação de género; 2) como conduzir uma análise de género e 3) como criar uma política de igualdade de género. No total foram 18 empresas e organizações do sector privado, social e público com destaque para o Ministério de Género, Criança e Acção Social, representada pela Directora Nacional, Sra. Lidia Samuel Chongo. Com esta formação, os replicadores das ferramentas de género irão garantir a continuidade e sustentabilidade na incorporação da perspectiva de género no sector privado em Moçambique. Veja as Imagens do evento [aqui]

Quer desenvolver uma formação ou política de género para sua empresa? Encontre aqui a base de dados com Especialistas na área de Género.


Realizado o workshop sobre Como Facilitar Formação Sobre Género

WIN organizou o segundo workshop sobre Como Facilitar Formação Sobre Género, o evento ocorreu no Auditório do BCI na Cidade de Maputo, a 21 de junho de 2022. Fizeram parte do evento nove empresas de diferentes áreas de actividades económicas representadas pelos seus líderes principalmente das áreas de Recursos Humanos e Operações.

A formação decorreu em um ambiente bastante descontraído e de muita interação entre os participantes, que de forma conjunta discutiram sobre as boas práticas e soluções que devem nortear as suas empresas rumo a Criação de Políticas de Género nas empresas e Como Facilitar a Formação de Género.

Esta edição do workshop contou com a presença de dois convidados especiais, William Warshauer, Presidente e CEO da TechnoServe e a Pamela Chitenhe, Directora Regional da TecnoServe para África Austral. Ambos foram unânimes em reconhecer importância da integração de género como um factor determinante para o crescimento das empresas do sector privado em Moçambique e no mundo. Por sua vez a Pamela Chitenhe destacou a importância da integração do género no processo recrutamento, inclusive na forma como as empresas divulgam as oportunidades de emprego, de modo a  não excluir as mulheres com habilidades e potencialidades para o crescimento das empresas.

Os participantes deste workshop saíram não só com sentimento de ter que fazer mais em prol de igualdade de género nas suas empresas, mas também com ferramentas que lhes permite: conceber e facilitar uma formação sobre género; identificar e perceber os preconceitos de género no trabalho e diferentes estratégias de supera-los; importância dos dados desagregados por sexo nas equipes ou seus clientes bem como perceber os diferentes desafios das mulheres e dos homens nas empresas e convertê-los em oportunidade para aumentar o desempenho e gerar lucros. Acesse a Ferramenta de Género aqui; Veja imagens do evento aqui.


WIN Participa do Simpósio Anual de Sistemas de Mercado, 2022 (MSS 2022)

TechnoServe através do programa WIN participou pela primeira vez no Simpósio anual de Sistemas de Mercado (“Market Systems Symposim”), 2022, organizado pelo Vikara Institute. Este evento é um excelente espaço de debate, aprendizagem e partilha de experiências de diferentes comunidades que actuam globalmente na área de Desenvolvimento de Sistemas de Mercado (MSD), que aborda a capacidade de mercado para absorver, adaptar ou transformar-se face a choques e tensões dentro de sistemas económicos, políticos, socioculturais e ambientais.

Na sua participação o programa WIN, partilhou suas experiências e intervenções que estão a impactar nos diversos seguimentos do mercado em Moçambique, com ênfase para duas abordagens:

A primeira é a inclusão social cuja estratégia assenta no uso de mídias para influenciar as normas de género em Moçambique, esta sessão foi apresenta no dia 11 de Maio, clique aqui.

A segunda é sobre o engajamento do sector privado, esta abordagem assenta na incorporação de uma lente de género para aumentar o acesso das mulheres aos serviços financeiros, esta sessão foi apresentada a 18 de Maio, clique aqui.

Ainda no mesmo âmbito, o programa WIN participou de três publicações na arena internacional de MSD, dois dos quais foram vinculados no MarketLinks, uma plataforma de divulgação de boas práticas de MSD ao nível mundial- The Market Corner: Market Systems Development Learning at MSS2022 and Beyond & Discovering and Sharing Market Systems Development Tools and Resources at MSS2022. E o terceiro artigo foi publicado na plataforma Vikara Institute, uma organização orientada para o processo de aprendizagem e investigação técnica, acelerando o desenvolvimento inclusivo para apoiar sistemas resilientes e em crescimento: Women’s Economic Empowerment on the Airwaves.


Realizado o Workshop sobre Criação de uma Política de Igualdade de Género para 16 empresas Moçambicanas

“Ainda estamos longe de atingir o equilíbrio de género global a qualquer nível, com as mulheres a representarem 25% dos Conselhos de Administração, 17% de Executivos, 24% da Gestão de Topo, e 37% da Mão-de-Obra.” Gender Equality Global Report & Ranking, Ed. 2021

Como forma de reduzir as assimetrias de género no mercado de trabalho em Moçambique, o programa WIN junto com seus parceiros realizou um Workshop no dia 5 de maio de 2022, sobre a sua ferramenta, Criação de uma Política de Igualdade de Género nas empresas moçambicanas. O workshop tinha em vista capacitar empresas com uma ferramenta que facilita a inclusão de género, através de elaboração de política de género consistente, que incide no aumento do desempenho das equipas; aumento de vendas e valor para a empresa que adopta e apropria-se da mesma.

O evento contou com participação de 16 empresas de diversos sectores económicos em Moçambique. Baseado numa metodologia interativa, o workshop permitiu que os participantes tenham maior compreensão dos conteúdos que compõem a ferramenta, e teve como objectivos:

-Apoiar os participantes para a perceberem o que é uma política de igualdade de género, e porque as empresas a devem ter;

-Apoiar os participantes com conhecimento das principais áreas para elaborar uma política de igualdade de género;

-E, saberem quais os passos para desenvolver uma política de igualdade de género;

Para aceder ao conteúdo do workshop clique aqui. E para apreciar as fotos do workshop, clique aqui.


Como conduzir uma Análise de Género - Como pode ajudar o seu negócio e como o fazer 

Quer encontrar formas de melhorar o seu negócio

Para melhorar a taxa de retenção e aumentar a inovação por parte dos colaboradores?

Expandir e/ou diversificar a sua base de clientes? Aumentar as vendas? Melhorar a lealdade dos clientes?

Desbloquear financiamentos? Atingir mais fornecedores e parceiros comerciais?

Uma análise de género é um processo que pode ajudar a identificar formas de melhorar o negócio nessas áreas.

O mais recente guia do WIN, Como conduzir uma Análise de Género – Como pode ajudar o seu negócio e como fazer, é a terceira parte da Série de Ferramentas de Igualdade de Género concebidas para ajudar as empresas a serem mais inclusivas em termos de género.

Este guia lhe irá dizer: O que é uma Análise de Género e o que as empresas podem aprender com ela, Porque a sua empresa deve realizar uma análise de género e Como pode beneficiar o seu negócio. Clique aqui para ler e descarregar a ferramenta.


Vamos Celebrar o Sucesso das Mulheres Moçambicanas com o Programa WIN

Para celebrar o Dia da Mulher Moçambicana o Programa WIN tem o prazer de compartilhar 7 histórias inspiradoras de mulheres que foram impactadas pelos projectos realizados com as organizações parceiras do WIN. Veja o photobook aqui.

Juntamente com nossos parceiros já impactamos mais de 18.251 mulheres para maior empoderamento econômico e mais de 47.179 mulheres estão adoptando novas práticas de negócio. 

Acompanhe essas e mais histórias inspiradoras de mulheres moçambicanas na página do Facebook do WIN, e partilhe!

Feliz 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana!


Clínica de Negócios – Transmitindo Boas Práticas de Negócio

Em 2020, o Programa WIN desenvolveu com a TV Sucesso, um segmento de 15 minutos no programa de maior audiência aos domingos “Moçambique em Concerto”, designado “Clinica de negócios”. O objectivo era de transmitir boas práticas de negócios dadas por diferentes consultores a cada semana, a micro-empreendedoras que participavam do segmento. Em termos de audiência geral, o segmento alcançou cerca de 196 mil mulheres e 116 mil homens que assistiram ao segmento.

Para saber mais sobre o impacto da audiência clique aqui.


Uma “Radionovela” inspira mulheres empreendedoras em Moçambique

Um programa de rádio especial em Moçambique está a ajudar as mulheres a adquirirem competências e confiança para quebrarem as barreiras empresariais. Janete, uma personagem de um drama radiofónico que relata o dia-a-dia de uma jovem empreendedora em Moçambique.

Transmitido em quatro línguas em todo Moçambique, Janete foi desenvolvida como parte do Programa Women IN Business - WIN para promover o empoderamento económico das mulheres. Esta "radionovela" representa os desafios muito reais que as mulheres empreendedoras em todo o mundo enfrentam todos os dias.

Para que as mulheres façam progressos em seus negócios, elas precisam não só de um melhor acesso à formação de negócio, mas também de apoio para lidar com normas de género restritivas. Como parte do seu maior esforço de apoio às mulheres empreendedoras em Moçambique, WIN procurou responder a ambos estes desafios através de um drama radiofónico.

Para saber mais como o Programa WIN através da “radionovela” Janete, adoptando uma abordagem "entretenimento educacional" ajuda as mulheres moçambicanas a adquirir melhores competências empresariais ao mesmo tempo que quebram estereótipos de género prejudiciais por favor veja aqui


Um novo canal de vendas para Nestlé e uma oportunidade para micro-empreendedoras a melhorar suas práticas de vendas

Após ser selecionada para o Projecto Magwevas (vendedoras ambulantes) uma parceria entre o programa Women IN Business - WIN e a Nestlé, Versóvia Nguenha sentiu uma mudança positiva na sua vida, tanto pessoal como profissional. Depois da formação em técnicas de negócio no âmbito do projecto, ela usou as habilidades adquiridas para fazer a gestão de seus negócios de forma eficiente. Com a venda dos produtos Nestlé ela aumentou a sua renda e agora consegue dar uma vida melhor aos seus filhos. Veja aqui a historia da Versóvia Nguenha, uma micro-empreendedora que vende produtos alimentares.


Igualdade de Gênero no Sector Privado em Moçambique

O programa Women IN Business (WIN), realizou um evento virtual no dia 09.02.2022 com o tema Igualdade de Gênero no Sector Privado em Moçambique para divulgar o resultado do inquérito feito numa amostra de empresas Moçambicanas para perceber o nível de inclusão de gênero.  O inquérito apresenta o nível de práticas da inclusão de género em 35 empresas entrevistadas e como as mesmas estão a liderar a inclusão de género nas suas operações e quais estratégias estão a implementar.

Neste webinar também foram apresentadas 3 ferramentas criadas pelo programa WIN:


Novas funcionalidades de aplicativos ajudam as mulheres de todo Moçambique a controlar as suas próprias poupanças

Depois de se separar do marido, Albertina Chirindza, de 42 anos de idade recorreu a um produto inovador de poupança digital para ajudar os filhos a progredir. Isso a ajudou a diversificar seus negócios, comprar terrenos e mandar a filha para a universidade.

Veja aqui a história da Albertina Chirindza, uma mãe solteira de quatro filhos que quando se separou do pai de seus filhos, ela tinha um objetivo principal: sustentar seus filhos.


Como facilitar uma Formação sobre Género

Como pode ajudar a sua organização e como o fazer

Alguma vez se perguntou como pode obter o máximo dos(as) seus(suas) funcionários(as)? Quer diminuir o absentismo? Está a ter dificuldades em alcançar novas bases de clientes para aumentar as suas vendas?

Sabia que as empresas que prestam atenção ao género podem atrair e reter mais talento e até aumentar as suas vendas?

O último guia do WIN, Como facilitar uma Formação sobre Género, Como pode ajudar a sua organização e como o fazer faz parte de uma serie de ferramentas em três partes, criadas para ajudar as empresas a serem mais inclusivas em termos de género.

Este guia explica: O que é uma Formação de sobre Género; porque é que uma empresa investiria numa; e como é que beneficiaria a sua empresa.

Clique aqui para fazer o download do guia!


Igualdade de Género no Sector Privado em Moçambique

Um Estudo de Género sobre 35 empresas

80% das empresas entrevistadas acreditam que a inclusão do género é uma parte muito importante da missão da sua empresa, mas apenas metade tem uma política de género, 63% não desagregam os seus dados por sexo e mais de metade tem equipas compostas por mais homens do que mulheres.

Para saber mais sobre o nível das práticas de inclusão de género no sector privado de Moçambique e como as empresas podem tornar-se mais inclusivas em termos de género, clique aqui para ler o relatório completo do estudo WIN ou aqui para o resumo infográfico de 2 páginas!


Relatório do Ambiente Empresarial em Moçambique - 2021

Compreender e trabalhar com micro-empreendedores(as) em Moçambique

A cultura empresarial em Moçambique está em constante evolução devido às mudanças sócio-económicas, políticas, tecnológicas e culturais contínuas. Aproveitar do espírito empreendedor de Moçambique será fundamental para impulsionar a economia.

Este relatório pretende completar a informação que falta em torno de micro-empreendedores(as) em Moçambique e mostrar como envolvê-los(as) mais na economia, tomando em conta o contexto, os comportamentos e as práticas empresariais que afectam a sua vida diária e as oportunidades de crescimento.

Leia o relatório completo aqui!


Recursos Adicionais À Ferramenta Do WIN

1.      Indicadores De Desempenho 2022 2.      Guia MEL DO WIN 3.      Guia De Intervenção Do WIN

 

Empreendedorismo: Desafios e Oportunidades para Jovens na Perspectiva do Projecto Oholo

 
 
 

 

Abordagem de Sistema de Desenvolvimento de Mercado (MSD) na Perspectiva do WIN

 
 
 

Escola do Agricultor: transformando a mulher através da agricultura

“A prática da agricultura é importante para nós (mulheres), porque em vez de dependermos dos nossos maridos, também lutamos para acabar com a fome e ganhamos algum (dinheiro), para o nosso sustento, ajudando também a família (…) a mulher na agricultura é muito importante, porque trabalhamos, ganhamos dinheiro e ajudamos os nossos maridos nas despesas. Assim, sentimos orgulho de não dependermos dos nossos maridos,” diz Alda Chauque, participante na formação da Escola do Agricultor. Leia mais aqui.

 

 

Lançada série de Ferramentas para a Elaboração de Política de Igualdade de Género

Segundo o Department for Business, Innovation & Skills, 2011 “as empresas com mais mulheres nos seus conselhos de administração superavam as suas rivais com um rendimento 66% mais elevado do capital investido e um rendimento do capital próprio 53% mais elevado.”

No âmbito das suas iniciativas, o Programa WIN – Women IN Business, uma iniciativa da TechnoServe, implementada com o financiamento da Embaixada da Suécia em Moçambique, lançou a primeira de uma série de três ferramentas, com vista a ajudar as organizações na criação de uma política de igualdade de género. A série inclui guias práticos sobre como fazer:

  1. A Criação de uma Política de Igualdade de Género (baixe o seu exemplar aqui)

  2. A Formação em Género (a publicar no 4º trimestre de 2021)

  3. A Análise de Género (a publicar no 4º trimestre de 2021)

Para mais orientações sobre o desenvolvimento de uma política de igualdade de género para a sua organização, contacte a equipa do Programa WIN – Women IN Business.

 

 
Registe-se aqui!

Registe-se aqui!

Lançado relatório sobre políticas de promoção da agroindústria em Moçambique

“A importação de 17 toneladas de batata significa um hectare de terra arável ociosa no país e 7 empregos criados no estrangeiro, dos quais 4 seriam fixos… Isto significa que só com as importações de batata, Moçambique exporta aproximadamente 20,000 empregos directos por ano, dos quais mais de 12,000 seriam fixos.” - Relatório sobre Desafios e Oportunidades na Agroindústria em Moçambique, 2021.

O WIN e a CTA lançaram recentemente o relatório “Desafios e Oportunidades na Agroindústria em Moçambique”, que expõe o contexto de um país onde 80% dos trabalhadores se encontram no sector agrícola, mas infelizmente, a maioria dos produtos alimentares é de base importada. Leia o resumo do relatório e as suas 7 recomendações para se ultrapassar este fenómeno e criar mais empregos locais, incluindo para as mulheres.

Acesse ao relatório completo aqui!

Para saber mais sobre este relatório, inscreva-se no webinar da Rede MSD, com o tema “O Futuro da Agroindústria Moçambicana: Estratégias, desafios e oportunidades”.

Data, hora: 29 de Julho de 2021, 14:00 CAT

Local: ZOOM (online)

Acesso: Registe-se aqui!

 

 

WIN apoia parceiros no alcance de novas audiências através de gravações de voz interactivas (IVR)

O WIN está a apoiar parceiros que trabalham no sector dos mídia a utilizar mensagens de voz interactivas para atingir novos públicos, através da sua parceria com a VIAMO. Em Março de 2021, o conteúdo da Escola do Agricultor entrou na plataforma e está a ser acedido por cerca de 4,000 pessoas por mês. Ao ligar para o 84321 a partir de qualquer telefone celular com o cartão SIM da Vodacom, os ouvintes podem navegar no menu e escolher os produtos e técnicas agrícolas sobre os quais gostariam de aprender. Clique aqui para ler mais.

 

 

Equipa da IPSOS participa em capacitação sobre preconceito incosciente!

Em Maio de 2021, o WIN formou vinte e dois membros das equipas técnicas e de gestão da IPSOS ao longo de duas sessões de meio dia em Consciêncialização de Género e Preconceito Inconsciente.

A formação foi muito bem recebida e o feedback foi excelente, como sempre provocando uma grande quantidade de reflexões, diferentes perspectivas e diálogo construtivo em torno do que pode ser feito a nível pessoal e institucional. Clique aqui para ler mais.

 

 

Habilidades para a Vida: Desenvolver um Currículo para Ajudar Jovens Moçambicanos a Prosperar na Pós-Graduação

Traduzido de TechnoServe

O programa WIN da TechnoServe trabalhou com o Governo de Moçambique para rever um currículo de competências para a vida que ajudará os jovens e as mulheres em particular a aceder a empregos e a iniciar os seus próprios negócios. Clique aqui para ler mais.

to win website.png.jpg
 

 

Estratégias de Media para Promover o Empoderamento Económico da Mulher Moçambicana

O WIN realizou um webinar de reflexão sobre o papel dos media no empoderamento económico da mulher empreendedora. O webinar foi organizado como painel de discussão entre a equipa do WIN e os representantes dos parceiros de media.

Clique aqui para ler mais, ou para assistir à gravação do webinar.

 

 

Uma história sobre como a independência financeira é possível para as Mulheres Moçambicanas

Em Moçambique, é frequente as mulheres depararem-se com barreiras que limitam as suas oportunidades de obter independência financeira. O papel do WIN é identificar oportunidades e barreiras para as mulheres, e encontrar parceiros de negócio com o incentivo e a capacidade de quebrar essas barreiras.

Leia a história aqui, e veja como a Elsa Comé foi capaz de mudar a sua vida financeira.

 

 

Redes de agentes financeiros em Moçambique

Este relatório fornece uma visão geral do modelo de agenciamento financeiro em Moçambique, incluindo uma comparação dos pontos fortes e fracos do modelo de gestão de cada actor e uma avaliação da atractividade da estrutura de comissões para os vários tipos de agentes (rural vs. urbano; agente bancário vs. não-bancário/móvel).

Para mais detalhes ou para fazer o download do relatório, por favor clique aqui.

 

 

O impacto do COVID-19 em pequenos retalhistas

Este relatório visa fornecer às partes interessadas na cadeia de valor de bens de rápido consumo evolução a inteligência de mercado sobre o impacto da COVID-19. Ele também fornece algumas ideias e soluções potenciais que podem ser levadas adiante. WIN conduziu rápidas pesquisas de mercado com comerciantes informais em vários mercados em Maputo e Matola para compreender os desafios que o vírus lhes apresenta e como as orientações governamentais para prevenir a propagação afectaram os seus negócios.

Para mais detalhes ou para fazer o download do relatório, por favor clique aqui.

 

 

Agenciamento financeiro feminino: uma oportunidade inexplorada para as instituições financeiras

O relatório sobre o agenciamento financeiro feminino esclarece como as instituições financeiras em Moçambique podem alcançar mercados inexplorados e aumentar a quota de mercado através do recrutamento de agentes mulheres. Sugere também que envolver mais eficazmente as mulheres no agenciamento financeiro, começando com o recrutamento de agentes mulheres, faz sentido comercialmente para as instituições financeiras.

Para mais detalhes ou para fazer o download do relatório, por favor clique aqui.

 

 

Agenciamento financeiro em Moçambique e o impacto do COVID-19

Women IN Business (WIN) e FSDMoz juntaram-se com o objetivo de realizar um estudo para informar actores dos serviços financeiros e operadores móveis de dinheiro (MNOs) em Moçambique:
i) sobre os impactos de COVID 19 sobre os agentes nas suas redes e
ii) partilhar potenciais soluções de como melhor os apoiar
O estudo revelou impactos negativos significativos da COVID 19 a todos os níveis de operações de rede de agentes e agentes: diminuição do volume e do valor de todos os principais tipos de transacções, diminuição do número de clientes novos e activos e, em última análise, sobre as comissões recebidas pelos agentes.

Para mais detalhes ou para fazer o download do relatório, por favor clique aqui.

 

 

Lançamento do programa WIN em 2019

O programa WIN foi oficialmente lançado em Setembro de 2019. O evento foi realizado no hotel Southern Sun, na capital de Moçambique, Maputo.

Clique aqui para assistir ao vídeo do evento.

 

Edições anteriores do nosso Boletim Informativo

Veja aqui o que foi destaque, desde o lançamento do programa WIN, em Setembro de 2019.

 
 

A nossa equipa

Sarah Bove

Directora do Programa

Teresa Oliveira

Responsável Sénior de desempenho do programa

Deyzes Pereira

GESTORA DE SISTEMAS DE MERCADO

 
 
 

nirza fumo

GESTORA DE SISTEMAS DE MERCADO

Nália Maoze

Coordenadora Administrativa e de Pesquisas

Laila Mondlane

analista de parcerias e contratos

 
 
 
 
 
 

Fala com o WIN.

 

Technoserve Moçambique

Av. Cahora Bassa No. 114

Maputo, Moçambique

Preencha o formulário abaixo, conheça a nossa equipa, ou contacte-nos directamente +258 21 498437.

 

DSC05352      New Women being trained at Mercado Limpopo (1).JPG