WIN
 
WIN_stacked_notag_color.png
 

WOMEN IN BUSINESS

 
 
image1.jpeg
 

Melhorar o crescimento económico inclusivo em Moçambique através do empreendedorismo feminino.

WIN rd 2 (6).png

O programa WIN irá ajudar negócios liderados por mulheres a aumentarem os seus rendimentos através da melhoria do acesso a compradores, fornecedores, bem como aos serviços de que elas precisam, assim como endereçando as desigualdades por género nas transacções comerciais.

Mais de três quartos dos moçambicanos economicamente activos estão envolvidos em negócio pequenos e informais, 60% dos quais são mulheres. Apesar de serem equiparáveis em termos de importância com os homens, as mulheres empreendedoras:

  • Têm empresas menores e empregam menos pessoas

  • Têm maiores exigências em casa (i.e. cuidar da familia)

  • Enfrentam a discriminação e o acesso desigual a informações e redes de contacto


 

A cultura duradoura de empreendedorismo feminino tem o potencial de impulsionar um crescimento económico mais inclusivo em Moçambique.

 

Sweden_logotype_Portugal_eps.png
tns_english_tag_color_rgb (1).png

O programa de 5 anos é financiado pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (SIDA), uma agência do governo que trabalha em nome do governo do parlamento sueco, com a missão de reduzir a pobreza no mundo.

O parceiro de implementação é TechnoServe, uma organização sem lucrativo que trabalha em 29 países com a missão criar prosperidade entre homens e mulheres trabalhadores.

 
 

O WIN é um facilitador de mudança.

O WIN é um facilitador de mudança. O papel do WIN é identificar oportunidades e barreiras para as mulheres, e encontrar parceiros de negócio com o incentivo e a capacidade de quebrar essas barreiras. Isto é conhecido como uma abordagem de sistemas de mercado, ou “M4P” (fazendo com que os mercados funcionem para os pobres).

Trabalhamos em parceria com agentes de mercado permanentes - como empresas do sector privado, associações, provedores de serviços e reguladores. O nosso método é seleccionar cuidadosamente parceiros para testar novas maneiras de trabalhar, antes de convidar outros participantes do mercado a replicar o seu sucesso.

textile.png

Acesso a equipamento

Mulheres empreendedoras precisam de ter acesso a equipamento de qualidade para serem produtivas. O WIN está a trabalhar com empresas que possuem equipamentos - desde armazenamento a frio até máquinas de costura - a desenvolver modelos mais inclusivos que atinja mulheres de baixa renda.

cycle.png

Acesso a serviços financeiros

Serviços financeiros são necessários para qualquer negócio em crescimento. Muitas vezes, a discussão é fortemente focada no crédito, mas os pagamentos (incluindo transfronteiriços), poupança e serviços de valor acrescentado também são relevantes. O WIN está a trabalhar com o sector de serviços financeiros para entender as necessidades das mulheres empreendedoras e desenvolver soluções mais personalizadas para elas.

Untitled design (12).png

Acesso conveniente a produtos de qualidade

Para vender em quantidade um retalhista, precisa de bons produtos. No entanto em Moçambique, insuficientes fluxos de informação e sistemas de transporte fracos e fragmentados tornam as mulheres retalhistas menos eficientes. O WIN está a trabalhar com distribuidores e transportadores para melhorar o fornecimento de bons produtos, para que as mulheres empreendedoras possam se posam focar em servir os seus clientes.

Untitled design (4).png

Capacitação e acesso a ferramentas

Foi demonstrado que melhor a gestão empresarial aumenta a renda, mas muitas mulheres empreendedoras não têm acesso a ferramentas e formação. O WIN está à procura de vários métodos sustentáveis para superar isto - incluindo trabalhar com centros faculdades, facilitar o uso de novas ferramentas ou redes sociais existentes para apoio ao negócio, e trabalhando com actores de maior escala para incorporar formação nos seus modelos de distribuição.

 
Untitled design (13).png

Artesanato

A produção de têxteis e vestuário tem potencial para empregar mulheres em Moçambique. O país é um grande produtor de algodão, mas está a perder o potencial valor acrescentado dos seus recursos. Estamos a trabalhar com parceiros para desenvolver um papel para as mulheres na produção artesanal de tecido.

 
 
 

Explore nossos princípios de implementação.

 
 
 

Fala com o WIN.

 

Technoserve Moçambique

Rua Antónia Simbine No. 203

Maputo, Mozambique

Preencha o formulário abaixo, conheça a nossa equipa, ou contacte-nos directamente +258 21 498437.

Nome *
Nome
 
 

Nossa equipa

 
WIN_headshots_1.png

Julia Sorensen

Directora do Programa

WIN_headshots_9.png

Tânia Saranga

Gestora de Sistemas de Mercado

 
 
 
 
WIN_headshots_4.png

Octávio Machado

Gestor de Conhecimento e Resultados

WIN_headshots_7.png

Deyzes Pereira

Conselheira de Negócios

 
 
 
WIN_headshots_3.png

Cleide Tatyana Almeida

Conselheira de Negócios

 
Michelle.jpg

Michelle Pitroce

Conselheira de Negócio Sénior

WIN_headshots_11.png

Nália Maoze

Assistente Administrativa

 
Higino.jpg

Higino Manjate

Conselheiro de Negócio

 
 
 
Gregoire.jpg

Gregoire Poisson

Conselheiro de MSD

 
 

DSC05352      New Women being trained at Mercado Limpopo (1).JPG